SERÁ QUE ELE OU ELA É NARCISISTA ? COMO RECONHECER UM NARCISISTA?
- Leo Bertolazzi
- 26 de fev. de 2024
- 5 min de leitura

Será que ele ou ela é narcisista? O que é narcisismo?
Olá, eu sou Leo Bertolazzi, psicanalista, e ajudo à você a reconhecer relacionamentos abusivos e claro, a se libertar. Seja bem-vindo ao canal “Narcisismo sem máscara”, esse é o seu espaço para o conhecimento e o autoconhecimento.
Uma das dúvidas mais crucificantes, mais dolorosas e perturbadoras que infernizam a cabeça de quem passa por uma relação abusiva é a seguinte: Será que ele ou ela é narcisista?
Bem... antes de responder a sua pergunta, vamos entender o que é o narcisismo. Narcisismo na cultura popular é aquela pessoa que se acha demais, que se ama demais, muito vaidosa e com o ego muito grande. O que em partes, não é de todo errado. Mas o problema é muito mais grave e sério. Narcisismo ou Transtorno de Personalidade Narcisista, é uma anomalia psíquica do indivíduo que pode ocorrer tanto em homem quanto mulher, tornando-o incapaz de sentir empatia, se colocar no lugar do outros. Portanto o narcisista, não sente emoções mais profundas, vagando apenas nas emoções mais primárias e negativas, como a a raiva, tristeza, a inveja, o medo, não sendo capaz de sentir alegria por muito tempo, nem satisfação, e o pior, é incapaz de amar. (ah Leonardo, mas eu tenho certeza que ele ou ela me ama), informe-se, você está enganado(a), sinto muito mesmo. O narcisista patológico, aquela pessoa que realmente tem o transtorno, é extremamente egocêntrica, não consegue tirar o foco sobre si mesmo, tudo que você falar, vai dizer sempre a respeito dele, tudo que você pensar, suas ideias e opiniões, sempre será a respeito dele, o mundo gira ao redor dele e não há nada existente fora do mundo dele. São pessoas de comportamento impulsivo, extremamente controladoras, intensamente manipuladoras, e mentirosos patológicos. É impossível para um narcisista não mentir ou não viver de mentiras, porque ele é uma grande mentira, é um personagem. Só quem passou por uma relação abusiva com um narcisista sabe sobre o que eu estou falando. Ver-se envolvido com um narcisista é ter suas estruturas psicológicas e de personalidade abaladas, quando antes você tinha certezas, vocês passa a duvidar de si mesmo e de suas convicções, onde antes você vivia alegre, você passa a viver oprimido(a) e inseguro. É como se você tomasse uma dose de veneno todos os dias, aos poucos. O narcisista vai te apresentar como uma porção do amor. Inicialmente ele não é letal, mas de pouco em pouco, ele vai tirando a sua vivacidade, diminuindo seu brilho, desmantelando sua autoestima e sua alegria de viver, sufocando seus sonhos e dominando seu espírito, até você virar um zumbi, um morto vivo, que obedece a comandos, cumpre com seus suprimentos e aguenta agressões psicológicas, sem enxergar caminhos para a liberdade. Relacionar-se com um narcisista é insidioso, é tóxico, e enlouquecedor, faz com que você duvide dos sentidos da sua razão.
Segundo o DSM-5, que é o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da 5º edição, usado como referência por psicólogos, psicanalistas, terapeutas, psiquiatras e profissionais da área da saúde mental o transtorno de personalidade narcisista se caracteriza por indivíduos que tem uma sensação grandiosa da própria importância, tem fantasias de sucesso ilimitado, poder, brilho, amor ideal (e ai desse amor se não for ideal, coitado), acredita ser especial e único, demanda admiração excessiva, é explorador nas relações interpessoais, carece totalmente de empatia, é muito invejoso e acredita que os outros o invejam e tem comportamentos arrogantes e insolentes.
Isso tudo pode ser percebido se você estiver na presença de um narcisista grandioso, mas se você der o azar de cruzar com um narcisista Vulnerável, ou como alguns chamam de narcisista oculto, tudo isso pode estar mascarado através de manipulações, mentiras, jogos e exploração. E o perigo é muito maior e mais grave.
Eu acredito que esse vídeo que vocês estão vendo é uma representação precisa do que é o narcisismo. Não sei vocês, mas me dói demais ver essa imagem, pois eu sei o que é passar por isso. O narcisismo nas relações interpessoais trata-se de poder, domínio, controle e adestramento, através de jogos enlouquecedores, mentiras perturbadoras, esgotamento emocional, despersonalização e desorientação da vítima, destruindo sonhos, expectativas e idealizações.
Bem, como já definimos o que é narcisismo e vocês puderam ver que não é nada legal, voltamos a nossa pergunta: Será que ele ou ela é narcisista?
Essa é uma pergunta é muito complicada de responder, porque só quem pode dar essa resposta é um psicólogo ou psiquiatra através de uma análise profunda do indivíduo, e eu vou falar mais para você, isso nunca vai acontecer, essa resposta, você nunca a terá. O narcisista quando se propõe a ir em sessões de terapia, ele não vai em busca de melhorias, para admitir seus pontos vulneráveis, admitir que erra, admitir que é a causa de todos os problemas, que mente, que manipula. Quando o narcisista vai até uma terapia, vai apenas com o objetivo de se vitimizar e manter a vítima presa ao ciclo de abuso, querendo mostrar que está em busca de transformação. O que não é verdade. Não há cura para transtorno de personalidade narcisista. Não é possível mudar, melhorar, ou ajudar a personalidade patologicamente narcisista. De forma unânime todos os profissionais da saúde mental, psicólogos, psiquiatras e terapeutas de toda ordem aconselham você manter distância de personalidades narcisistas, sob o risco do adoecimento de sua saúde mental. A melhor solução apontada por todos os profissionais, é o contato zero, ou método pedra cinza para quem não pode se afastar, que falaremos em outros vídeos.
Então voltando a pergunta, será que ele ou ela é narcisista? Eu lhe faço outra pergunta, será que esse diagnóstico vai resolver todos os seus problemas? Realmente é importante você saber isso? Eu acredito que se você chegou a este vídeo, é porque está com algum problema nas sua relações, então reflita... Viver uma relação abusiva, onde há jogos e manipulações, mentiras e incertezas, agressões psicológicas ou físicas, já não é o suficiente para você tomar uma decisão? Viver em meio a brigas, desvalorizações, confusões mentais, já não é o suficiente para você enxergar si próprio ou a si própria, valorizar seus sentimentos, seu bem estar? Entenda que a vida é curta demais para você estar cercado ou cercada de medo e inseguranças e sofrendo, você precisa se conhecer melhor, buscar caminhos mais leves e felizes. Não deixe nunca que ninguém diga o seu valor, não deixe que ninguém determine seus ideais, seus princípios, ou molde sua personalidade. Relacionamentos com narcisistas ou pessoas abusivas, são sempre destrutivos, e vão sempre lhe oprimir e sufocar. É isso realmente que você espera para seus dias? Busque saída, busque ajuda, busque alternativas, não espere um diagnóstico para tomar decisões em algo que lhe faz tão mal, não tenha medo, não acredite que você não tem valor, ou que está sozinho ou sozinha, isso não é verdade. Se livre dessas crenças limitantes que você criou ou que foram implantadas dentro da sua cabeça através de abusos e manipulações. Seja protagonista da sua vida, tome as rédeas das suas dores e revolte-se contra aquilo que lhe destrói e tira seu brilho. Somos portadores de capacidades inacreditáveis, nosso poder de controle sobre nossa vida é impressionante mesmo que você não acredite no momento. E está ai a neurociência para comprovar. Nossa capacidade de superação é ilimitada. Portanto, esqueça essa pergunta “se ele ou ela é narcisista”, e pare de buscar respostas para o comportamento incoerente e inexplicável dos outros e passe a buscar as suas respostas, sobre aquilo que você necessita realmente, quem você é, e o que lhe faz bem. Entenda que não podemos controlar ou interferir no que os outros são, mas podemos nos afastar, buscar melhorar nosso bem-estar, nos conhecermos e entender nossas necessidades, termos mais autocompaixão, evoluir, crescer e ser feliz. Narcisistas não mudam, apenas trocam a máscara, afaste-se e preserve-se. Se você gostou desse conteúdo, deixe o seu like e inscreva-se ativando também as notificações, muito obrigado. E acredite, você vai superar isso. Forte abraço.




Comentários